terça-feira, 29 de novembro de 2016

LIPÍDEOS: difamados mas essenciais para a VIDA

 

  • ESTERÓIDES
Os esteróides são lipídios derivados do colesterol. Eles atuam, nos organismos, como hormônios. A testosterona é o hormônio sexual masculino, enquanto que o estradiol é o hormônio responsável por muitas das características femininas. Nas mulheres, a progesterona também desempenha papel importante.

progesterona, um lipídeo esteróide
O colesterol, além da atividade hormonal, também desempenha um papel estrutural – habita a pseudofase orgânica nas membranas celulares. Muitas vezes chamado de vilão pela mídia, o colesterol é um composto vital para a maioria dos seres vivos.
  • PROSTAGLANDINAS

a protaglandina é um lipídeo
Estes lipídios não desempenham funções estruturais, mas são importantes componentes em vários processos metabólicos e de comunicação intercelular. Oos processos mais importantes controlados pelas prostaglandinas são a inflamação e a dor. No organismo, as prostaglandinas são sintetizadas a partir do ácido araquidônico.
Sob certos estímulos, o ácido araquidônico é liberado do lipídio de estocagem (através da ação da enzima fosfolipase A2) e rapidamente convertido a prostaglandinas, que iniciam o processo inflamatório. A cortisona tem ação anti-inflamatória por bloquear a ação da fosfolipase A2. Este é o mecanismo de ação da maior parte dos anti-inflamatórios esteróides.
Existem outras rotas nas quais o ácido araquidônico é transformado em prostaglandinas; algumas envolvem a conversão do ácido em um intermediário, o ácido 5-hidroperoxy-6,8,1-eicosatetranóico (conhecido como 5-HPETE), que é formado pela ação da 5-lipoxigenase.
Os anti-inflamatórios não esteróides, como a aspirina, agem bloqueiando as enzimas responsáveis pela formação do 5-HPETE. Desta forma, impedem o ciclo de formação das prostaglandinas e evitam a sinalização inflamatória.

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:vTQuMkIinLsJ:falaquimica.com/%3Fp%3D1262+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Nenhum comentário:

Postar um comentário