sábado, 19 de novembro de 2016

Natureza dos lipídios
Óleos (ou gorduras) são neutros, de natureza apolar (não polar), e são concomitantemente hidrofóbicos (fobia de água), por não interagirem com a água, e lipofílicos (afinidade por lipídios), por serem solúveis em outros tipos de lipídios (óleos, solventes orgânicos). 
Apesar das propriedades semelhantes, óleos e gorduras se diferenciam pelo estado físico. Os óleos se apresentam no estado líquido em condições ambiente, e as gorduras são encontradas no estado sólido nas mesmas condições. Além da diferença no estado físico, o conjunto de grupos provenientes de ácidos graxos (R1,R2e R3) varia de um para o outro. Em geral, gorduras apresentam grupos de ácidos graxos (R1,R2e R3) de cadeia saturada (apenas ligações simples entre átomos de carbono da cadeia), e óleos apresentam estes mesmos grupos com algumas ligações duplas, o que influencia no estado físico da substância. 

O tipo de interação intermolecular em óleos e gorduras é o mesmo (dipolo induzido), mas o grau de interação entre as moléculas de gordura é superior à interação ocorrida em moléculas de óleos devido à presença de ligações duplas, que prejudicam a sobreposição de moléculas vizinhas. Assim, a interação maior provoca um ponto de fusão de maior valor em óleos. 

SABÕES E DETERGENTES

Gorduras e lipídios, como mencionado no texto, não interagem com água. Desta forma, quando estes constituem sujeiras ou é desejável removê-los de algum recipiente, torna-se necessária a presença de algum composto que tenha caráter “híbrido”, polar e apolar ao mesmo tempo (caráter anfifílico), para que este possa interagir com ambos, água e óleo (ou gordura), e seja capaz de promover a retirada do composto que não se deseja. Estas substâncias são os sabões ou os detergentes. Vejamos suas estruturas para entender melhor como agem na limpeza de objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário